Educação a distância e mídia-educação


Dentre as mudanças sociais mais importantes nas sociedades contemporâneas cabe ressaltar o incrível progresso das tecnologias de informação e comunicação (TIC), parte de um fenômeno mais amplo que se pode definir como uma tecnificação intensa da vida humana. Essas mutações tecnológicas exigem do indivíduo do século XXI novas competências comunicacionais e novos modos de acesso à cultura e de aquisição do saber (aprender a aprender e re-aprender constantemente). As crianças chegam à escola com habilidades, conhecimentos e valores construídos com essas mídias fascinantes, as TIC conectadas à internet, a rede mundial de computadores. Com as TIC, as novas gerações estão criando formas novas de aprender e um imaginário desconhecido dos adultos, inclusive professores, cuja formação ignora essas tecnologias, que são, no entanto, elementos essenciais das culturas dos jovens.

A crescente complexidade das sociedades, o avanço tecnológico (informática, telecomunicações, digitalização, nanotecnologia etc) e suas aplicações no mundo do trabalho geram um crescimento quantitativo e qualitativo da demanda de educação: cada vez mais pessoas querendo educar-se em áreas cada vez mais variadas, ao longo da vida. Diversidades culturais, socioeconômicas e cognitivas de populações estudantes cada vez mais numerosas exigem profundas transformações nos sistemasde educação, em suas estratégias e finalidades sociais e, sobretudo, em suas metodologias. Para poder responder àquelas demandas e oferecer uma educação adequada às culturas jovens será preciso reinventar a pedagogia e ampliar muito os investimentos e as inovações.