Bom dia caros colegas!!
A postagem de hoje é fruto de uma longa pesquisa, a fim de salientar a importancia do PPP nas escolas, bem como esclarecer dúvidas e subsidiá-las no seu desenvolvimento, incluindo desde então à nova proposta da Interação Pedagógica em acompanhar as ações realizadas nas escolas municipais de Juazeiro do Norte.
Com enorme prazer pude contar com o texto brilhante do Livro: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA, que encontrei no Site da Universidade Federal da Bahia referente ao Curso experimental 1, bem como também pude complementar com o texto de apoio de SALVADOR.Como elaborar a Proposta Pedagógica.SMEC-CENAP,2001. SALVADOR.Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC,2007. E o slide da Professora Estrela da CEFEB.
A junção destes trabalhos se encaixaram perfeitamente naquilo que a Secretaria Municipal de Juazeiro do Norte espera para a reelaboração do PPP do próximo ano.
Então agora é só apreciar avontade!
Estarei sempre a disposição para tirar dúvidas e ajudá-los!
Rose Lemos
Rose Lemos
MISSÃO DA EDUCAÇÃO
“
Há um ditado Chinês que diz que,
se
dois homens vêm andando por uma estrada,
cada
um carregando um pão,
ao
se encontrarem, eles trocam os pães;
Cada
um vai embora com um.
Porém,
se dois homens vêm andando por uma estrada,
cada
um carregando uma idéia, ao se encontrarem,
trocam
as idéias; cada homem vai embora com,
pelo
menos duas.
Quem
sabe, é esse mesmo sentido do nosso fazer: repartir idéias para todos terem pão...”
(Cortella,
1998)
Projeto
O que é o
principal?
NA EDUCAÇÃO: As pessoas
NA ESCOLA: O que fazemos com as pessoas
O que é projeto?
- Segundo Nilbo Nogueira, a palavra PROJETO origina-se do Latim “PROJECTU”, “lançado para diante”, e se refere a idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro:
Plano, intento, desígnio.
Empreendimento a ser realizado
dentro de determinado esquema
- Segundo Libâneo (2004), é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.
- Na verdade, o Projeto Político Pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.
O PPP é a coluna vertebral da escola
na
coluna vertebral da escola.
Não
adianta pintar as unhas,
pintar
o cabelo,
se
a escola continua
caminhando
torto”
(
Miguel Arroyo )
Importância e significado
Segundo Veiga (1995), um Projeto Político Pedagógico – PPP,
ultrapassa a dimensão de uma proposta
pedagógica. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso
definido coletivamente.
Por isso, todo Projeto Pedagógico da escola
é também um Projeto Político, por estar intimamente articulado ao compromisso
sócio – político e com os interesses reais e coletivos da população
majoritária. Ele é fruto da interação entre os objetivos e prioridades
estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações
necessárias à construção de uma nova realidade. Antes de tudo, é um trabalho
que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo:
Professores, equipe técnica, alunos, pais e
a comunidade com um todo.
LEGITIMAÇÃO DO PPP DA ESCOLA:
A Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu à
escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e
de gestão financeira. O que isso significa? Ter autonomia
significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar
seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas
atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao
que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua
identidade e à equipe escolar uma atuação que torna sujeito histórico de sua
própria prática.
Pensar no processo de
construção de um Projeto Político Pedagógico requer uma reflexão inicial sobre
seu significado e importância. Vamos verificar como a LDBEN ressalta a
importância desse instrumento em vários de seus artigos:
- No artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o “artigo da escola” a Lei dá aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
- O artigo 12, inciso VII define como incumbência da escola informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
- No artigo 13, chamado o “artigo dos professores”, aparecem como incumbências desse segmento, entre outras, as de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso II).
- No artigo 14, em que são definidos os princípios da gestão democrática, o primeiro deles é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.
PRINCÍPIOS
1º A
superação da fragmentação das ações da escola.
2º A
busca de uma Política clara para a escola.
3º
um processo dinâmico de ação e reflexão que extrapola a simples confecção de um
documento.
4º A
construção do Projeto Político Pedagógico como prática coletiva.
5º
Respeito à diversidade.
6º
Coerência
7º
Acompanhamento eficaz das ações pedagógicas por meio das Redes Sociais.
8º
Subsídio teórico-prático das ações desenvolvidas – Interação Pedagógica.
PROPOSTA DA
INTERAÇÃO PEDAGÓGICA – EM REDE SOCIAL
CONSTRUÇÃO /
RECONSTRUÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS, COM AUXÍLIO DAS REDES
SOCIAIS
INTERAÇÃO
PEDAGÓGICA.
A
CONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA
“
Ninguém caminha sem aprender a caminhar,
sem
aprender a fazer o caminho caminhando,
refazendo
e retocando o sonho
pelo
qual se pôs a caminhar”.
Paulo
Freire
AO ELABORAR E
EXECUTAR O
PPP A ESCOLA DEVERÁ DESTACAR:
PPP A ESCOLA DEVERÁ DESTACAR:
Os
fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da igualdade de
tratamento, do respeito às diferenças, da qualidade do atendimento e da
liberdade de expressão;
A
concepção de criança, jovem e adulto, seu desenvolvimento e aprendizagem;
As características da população a ser atendida
e da comunidade na qual se insere;
O regime de funcionamento;
A
descrição do espaço físico, das instalações e dos equipamentos;
A
relação de profissionais, especificando cargos, funções, habilitação e nível de
formação.
Os
parâmetros de organização de grupos e relação professor/ aluno ;
A
organização do cotidiano de trabalho com as crianças, jovens e adultos;
A
proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;
O processo
de avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e registros;
O
processo de planejamento geral.
Trazer
anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem
desenvolvidos.
ROTEIRO PARA
ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
1º INTRODUÇÃO
APRESENTAÇÃO:
Nela devem constar os objetivos de sua elaboração, circunstancias em que
foi elaborado, idéias centrais, dados sobre o espaço físico, instalações e
equipamentos, relação de recursos humanos, especificando cargos, funções, habilitações
e níveis de escolaridade de cada profissional que presta serviço na
instituição.
2. VALORES E MISSÃO DA ESCOLA
O QUE QUEREMOS? ( MARCO DOUTRINAL).
É a busca de um posicionamento:
- Político - visão ideal de sociedade e de homem
- Pedagógico – definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição que planeja. Ou seja :
- os princípios
- as teorias de aprendizagem
- o sistema de avaliação
4º DIAGNÓSTICO
CONTEXTO ESCOLAR:
Ambiente
social, cultural e físico: A comunidade em que a escola está inserida -
características da população, localização física da escola – características do
bairro, ruas, praças, espaços de lazer, equipamentos comunitários, instituições
educativas, meios de acesso, sistema de transporte, situação das residências,
saneamento, serviços de saúde, comércio.
Situação
socioeconômica e educacional da comunidade: Ocupações principais,
níveis de renda, condições de trabalho, acesso a bens de consumo, níveis de
escolaridade da população, crianças fora da escola, principais setores de
atividade econômica, perfil profissional dos pais, acesso aos serviços de saúde
e de assistência social, condições de habitação, etc. População atendida pela
escola: nível de instrução dos pais e irmãos, qualificação profissional,
hábitos alimentares e de higiene, lazer etc.
5º EIXO NORTEADOR DA ESCOLA
CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA (IDENTIDADE)
Histórico
da escola: Fundação, denominação, lideranças históricas, vínculos com
egressos, participação na comunidade.
Situação
física da escola: condições da edificação, dimensões, dependências,
espaços para atividades pedagógicas e de lazer, biblioteca, estado de
conservação, instalações hidráulicas e sanitárias, paisagismo, conforto
ambiental (iluminação, ventilação, etc); adequação de salas de aula.
RECURSOS
HUMANOS E MATERIAIS: Quantitativos do corpo docente, discente,
administrativo e de apoio; vínculos funcionais; distribuição de funções e
tarefas; nível de formação inicial e acesso à formação continuada
(qualificação). Características dos alunos. Condições de trabalho e estudo de
professores na escola. Condições de trabalho dos servidores da escola. Direitos
e deveres. Recursos materiais disponíveis e sua adequação: móveis,
equipamentos, material didático e tecnológico.
GESTÃO
DA ESCOLA: Forma de provimento
da direção; estilo de gestão; conselho escolar; associação de pais e mestres;
grêmio escolar; Interação Pedagógica, gerenciamento de recursos materiais e
financeiros: política adotada para o atendimento da demanda (oferta de
vagas); funcionamento de biblioteca; funcionamento da secretaria; sistema
de coleta e registro de dados.
ORGANIZAÇÃO
DA ESCOLA E DO ENSINO: Estatuto, regimento, planos e projetos
existentes; distribuição e ocupação do tempo e dos espaços pedagógicos;
constituição de turmas; número de turmas; períodos ou turnos de funcionamento;
organização em séries ou ciclos; existência de classes de aceleração; sistema
de recuperação; distribuição do tempo escolar; condições de atendimento a
portadores de necessidades especiais; condições de atendimento a jovens e
adultos, relação com as novas tecnologias educacionais.
RELAÇÕES
ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE: formas de participação da comunidade
educativa (pais, autoridades locais, associações de moradores, clubes de mães);
parcerias com entidades, órgãos públicos e empresas; parcerias com organizações
da sociedade civil; Interação nas Redes Sociais - relacionamento com outras
escolas; utilização dos espaços da escola pela comunidade; trabalho voluntário;
relacionamento escola-família (APM); participação dos alunos (Grêmio);
relações da escola com o órgão gestor da educação (Secretaria Municipal de
Educação).
CURRÍCULO:
Verificar como a escola vem trabalhando: o atendimento à base nacional comum;
como está posta a parte diversificada; forma de composição curricular;
definição de conteúdos curriculares; interdisciplinaridade (integração de
disciplinas) e transversalidade (definição de temas transversais); distribuição
do tempo pelos componentes curriculares; orientação didática adotada;
atividades didáticas integradas; adequação dos materiais da biblioteca ao
currículo; materiais didáticos adotados: escolha e adequação; parâmetros de
avaliação adotados; instrumentos de avaliação.
6º
PLANO DE ATIVIDADES
PRIORIDADES
Considerar
os problemas mais urgentes ou mais graves detectados no diagnóstico, em relação ao contexto da escola, características da escola, resultados educacionais e
convivência na escola.
OBJETIVOS
Definir
objetivos gerais e específicos em relação aos problemas definidos, quanto a:
contexto da escola, características da escola, resultados educacionais e
convivência na escola.
METAS
Para cada objetivo específico, definir metas. Metas são desdobramentos dos objetivos que indicam os resultados esperados em termos quantitativos e em determinados prazos.
Para cada objetivo específico, definir metas. Metas são desdobramentos dos objetivos que indicam os resultados esperados em termos quantitativos e em determinados prazos.
PREVISÃO
E PROVISÃO DE RECURSOS
Definir a necessidade de recursos para o alcance de objetivos ou metas.
Definir a necessidade de recursos para o alcance de objetivos ou metas.
ACOMPANHAMENTO
E ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO
Prever o modo pelo qual a equipe de direção
da escola deverá acompanhar a execução do Plano, bem como o trabalho dos
professores, apoiando-os nas dificuldades que surgirem, provendo os recursos necessários etc. Poderão ser previstas reuniões periódicas para discussão do
andamento do projeto.
AVALIAÇÃO
O projeto deve ser objeto de avaliação
contínua para permitir o atendimento de situações imprevistas, correção de
desvios e ajustes das atividades propostas. Podem ser previstos momentos de
avaliação (semestral, anual, bianual), com participação de toda a comunidade
escolar.
6º RESULTADOS EDUCACIONAIS
DESEMPENHO
ESCOLAR DOS ALUNOS: Aprovação, reprovação e evasão. Relação entre idade
e série. Medidas que estão sendo tomadas para a melhoria do desempenho dos
alunos.
DESEMPENHO
GLOBAL DA ESCOLA: Avaliação do desempenho global da escola: índices
alcançados em relação a outras escolas do município e do estado. Dados do censo
escolar. Medidas que estão sendo tomadas em relação a problemas. Relações
institucionais e com a comunidade atendida, Postagem das ações realizadas no
Blog escolar e entrega de relatório mensal.
7º PLANO DE TRABALHO ANUAL
(PLANO DE AÇÃO)
Neste
deverá conter todas as atividades previstas para cumprir objetivos e metas
expostos neste documento subdivididas
mensalmente ou bimestralmente, de acordo com as especificidades de cada
escola, como ferramenta fundamental na rotina escolar; principalmente por este
ser um instrumento de uso cotidiano para professores, gestores, Secretaria Municipal de Educação bem como ao
acompanhamento das ações realizadas, por meio dos Blogs escolares, que serão
subsidiados proposta pela Interação Pedagógica.
A proposta curricular deve estar
diretamente relacionada aos pressupostos teóricos estabelecidos pela
instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação por
segmento e área de conhecimento.
8º ANEXOS
- Matriz curricular
-Marcos de aprendizagem
-Projetos especiais
-Outros
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO
DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
A construção e execução do projeto
político-pedagógico e do plano da escola precisam ser sustentadas por um
acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora, que inclui a
participação efetiva de um coordenador pedagógico. Cabe às Secretarias de Educação
providenciar a presença desse agente na escola, seja ele um elemento integrante
da própria escola, seja ele um técnico da Secretaria. O importante é que haja
responsáveis pela mobilização da escola, para que a comunidade como um todo
possa estar periodicamente discutindo os rumos que o projeto
político-pedagógico e o plano da escola vão tomando.
Como partes desse processo de acompanhamento,
são sugeridas algumas ações:
Análise dos planos de trabalho dos
professores, para verificar sua relação com os objetivos, com os conteúdos
curriculares e com as opções metodológicas da proposta pedagógica;
Construção, juntamente com os professores, de
um instrumento de acompanhamento das aulas, a partir de parâmetros previamente
discutidos, de forma que eles possam participar da avaliação da sua própria
prática de trabalho;
Observação da sala de aula, a partir de um
instrumento de acompanhamento, para estabelecer relações entre a dinâmica da
aula e os objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica e identificar
aspectos que precisam ser mais bem trabalhados com os professores;
Acompanhamento do desempenho dos alunos,
identificando pontos nesse desempenho que precisam ser melhorados e que
precisam ser discutidos com os professores;
Acompanhamento do desenvolvimento de projetos
propostos por professores e por alunos;
Supervisão do uso do tempo e do espaço
escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares;
Supervisão da qualidade dos recursos
didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de
alunos e aos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica;
Reunião em dia fixo, que faça parte da
programação normal da escola, com os professores, para estudo teórico e
discussão de questões práticas;
Reunião periódica com toda a escola e com os
pais dos alunos para avaliação e “replanejamento” do Projeto
Político-Pedagógico e do Plano de trabalho da escola.
ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO
FICHA
DE ACOMPANHAMENTO MENSAL
A
ficha de acompanhamento foi desenvolvida para melhor acompanhar as ações
desenvolvidas na escola com base no PPP, com o intuito de subsidiar o
Coordenador Pedagógico no exercício das suas práticas, bem como realizar
intervenções necessárias buscando atender as especificidades de cada unidade
escolar, buscando melhorar o processo de ensino aprendizagem.
“Basicamente,
a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e
as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.” Henry Mintzberg
“Você
nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não
existirão resultados.” Mahatma Gandhi
- A ficha de acompanhamento, será entregue as escolas juntamente com o Ofício Circular e deverá ser entregue mensalmente sempre na ultima semana de cada mês a partir do Mês de Agosto.
- O envio desta ficha deverá ser realizado impreterivelmente seguindo determinação da Secretaria Municipal de Educação - SME de Juazeiro do Norte - CE, de acordo novo Calendário exposto na Coordenadoria de Planejamento e Gestão - COOPLAGE. (Verifique o dia de sua escola).
- O documento deverá ser enviado para os seguintes endereços eletrônicos:
Rose Lemos -Coordenadora do Projeto Interação Pedagógica
Email: roseaneplemos@gmail.com
Rosângela Lemos - Articuladora do Projeto Interação Pedagógica
Email: rosangelaplemos@gmail.com
Segue abaixo o modelo:
FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL
MÊS: ___________
PROJETO INTERAÇÃO PEDAGÓGICA
ESCOLA:
____________________________________________ ___________________________
DATA DE
ENTREGA:___/___/___ (__)
INFANTIL (__) FUNDAMENTAL
(__) URBANA (__) RURAL
CALENDÁRIO
ESCOLAR
|
DATA DO
EVENTO
|
DATA DA
POSTAGEM
|
OBS
-(INFORMAR MOTIVO DA NÃO POSTAGEM)
|
1°
|
/
/
|
/
/
|
|
2°
|
/
/
|
/
/
|
|
3°
|
/
/
|
/
/
|
|
4°
|
/
/
|
/
/
|
|
5°
|
/
/
|
/
/
|
|
6°
|
/
/
|
/
/
|
|
7°
|
/
/
|
/
/
|
|
8°
|
/
/
|
/
/
|
|
9°
|
/
/
|
/
/
|
|
10°
|
/
/
|
/
/
|
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
METAS DO
MÊS
|
AÇÕES
REALIZADAS COM BASE NO PPP
|
RESPONSÁVEL
|
DATA DA POSTAGEM
|
/ /
|
||
/ /
|
||
/ /
|
||
/ /
|
||
/ /
|
EVENTOS
COMEMORATIVOS – FESTAS E CULMINANCIAS DE PROJETOS
|
ACOMPANHAMENTO
ESCOLAR:
|
SIM
|
NÃO
|
N°
|
POSTAGEM
SIM NÃO
|
OBSERVAÇÃO
|
|
REUNIÃO DE PAIS
|
|
|
|
|
|
|
REUNIÃO INTERNA COM FUNCIONÁRIOS
|
|
|
|
|
|
|
REUNIÃO INTERNA COM PROFESSORES
|
|
|
|
|
|
|
REUNIÃO DA APC
|
|
|
|
|
|
|
REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR
|
|
|
|
|
|
|
REUNIÃO DE GRÊMIO ESTUDANTIL
|
|
|
|
|
|
|
FORMAÇÃO
|
|
|
|
|
|
|
INTERVENÇÃO DA SUPERINTENDENTE
|
|
|
|
|
|
|
INTERVENÇÃO DO NAPE E PSICOPEDAGOGA
|
|
|
|
|
|
|
EVENTOS
|
|
|
|
|
|
|
PLANEJAMENTO
|
|
|
|
|
|
|
PROGRAMAS
|
|
|
|
|
|
|
AULA DE CAMPO
|
|
|
|
|
|
|
APRESENTAÇÃO EXTERNA DOS ALUNOS
|
|
|
|
|
|
QUAL? ______________________________________ LOCAL:
|
AÇÃO ITINERANTE NA ESCOLA
|
|
|
|
|
|
|
AS AÇÕES FORAM REALIZADAS COM ÊXITO?
(__) SIM, TOTALMENTE (__) SIM, PARCIALMENTE (__) NÃO
PROGRAMAS QUE A ESCOLA
POSSUI:
PSE ( ) PETECA(
) EJA( )
PROJOVEM( ) MAIS EDUCAÇÃO ( ) OUTROS ( )
INFORME AS PRINCIPAIS
DIFICULDADES APRESENTADAS NA REALIZAÇÃO DAS AÇÕES:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________