PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO


Bom dia caros colegas!!
A postagem de hoje é fruto de uma longa pesquisa, a fim de salientar a importancia do PPP nas escolas, bem como esclarecer dúvidas e subsidiá-las no seu desenvolvimento, incluindo desde então à nova proposta da Interação Pedagógica em acompanhar as ações realizadas nas escolas municipais de Juazeiro do Norte.

Com enorme prazer pude contar com o texto brilhante do Livro: A CONSTRUÇÃO DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA, que encontrei no Site da Universidade Federal da Bahia referente ao Curso experimental 1, bem como também pude complementar com o texto de apoio de SALVADOR.Como elaborar a Proposta Pedagógica.SMEC-CENAP,2001. SALVADOR.Carta da Cidade Educadora. PMS-SMEC-ASTEC,2007. E o slide da Professora Estrela da CEFEB.

A junção destes trabalhos se encaixaram perfeitamente naquilo que a Secretaria Municipal de Juazeiro do Norte espera para a reelaboração do PPP do próximo ano.

Então agora é só apreciar avontade!
Estarei sempre a disposição para tirar dúvidas e ajudá-los!
Rose Lemos



MISSÃO DA EDUCAÇÃO

“ Há um ditado Chinês que diz que,
se dois homens vêm andando por uma estrada,
cada um carregando um pão,
ao se encontrarem, eles trocam os pães;
Cada um vai embora com um.
Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada,
cada um carregando uma idéia, ao se encontrarem,
trocam as idéias; cada homem vai embora com,
pelo menos duas.
Quem sabe, é esse mesmo sentido do nosso fazer: repartir idéias para todos terem pão...”
  (Cortella, 1998)

Projeto
O que é o principal?
NA EDUCAÇÃO: As pessoas
NA ESCOLA: O que fazemos com as pessoas

O que é projeto?
  • Segundo Nilbo Nogueira, a palavra PROJETO origina-se do Latim “PROJECTU”, “lançado para diante”, e se refere a idéia que se forma de executar ou realizar algo no futuro:

              Plano, intento, desígnio.
              Empreendimento a ser realizado dentro de determinado esquema  
  • Segundo Libâneo (2004), é o documento que detalha objetivos, diretrizes e ações do processo educativo a ser desenvolvido na escola, expressando a síntese das exigências sociais e legais do sistema de ensino e os propósitos e expectativas da comunidade escolar.

  •   Na verdade, o Projeto Político Pedagógico é a expressão da cultura da escola com sua (re) criação e desenvolvimento, pois expressa a cultura da escola, impregnada de crenças, valores, significados, modos de pensar e agir das pessoas que participaram da sua elaboração.


O PPP é a coluna vertebral da escola
“ Precisamos fazer uma operação
na coluna vertebral da escola.
Não adianta pintar as unhas,
pintar o cabelo,
se a escola continua
caminhando torto”
( Miguel Arroyo )

Importância e significado

   Segundo Veiga (1995), um Projeto Político Pedagógico – PPP, ultrapassa  a dimensão de uma proposta pedagógica. É uma ação intencional com um sentido explícito, com um compromisso definido coletivamente.
    Por isso, todo Projeto Pedagógico da escola é também um Projeto Político, por estar intimamente articulado ao compromisso sócio – político e com os interesses reais e coletivos da população majoritária. Ele é fruto da interação entre os objetivos e prioridades estabelecidas pela coletividade, que estabelece, através da reflexão, as ações necessárias à construção de uma nova realidade. Antes de tudo, é um trabalho que exige comprometimento de todos os envolvidos no processo educativo:
    Professores, equipe técnica, alunos, pais e a comunidade com um todo.


LEGITIMAÇÃO DO PPP DA ESCOLA:

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/96), no artigo 15, concedeu à escola progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeiraO que isso significa? Ter autonomia significa construir um espaço de liberdade e de responsabilidade para elaborar seu próprio plano de trabalho, definindo seus rumos e planejando suas atividades de modo a responder às demandas da sociedade, ou seja, atendendo ao que a sociedade espera dela. A autonomia permite à escola a construção de sua identidade e à equipe escolar uma atuação que torna sujeito histórico de sua própria prática.

Pensar no processo de construção de um Projeto Político Pedagógico requer uma reflexão inicial sobre seu significado e importância. Vamos verificar como a LDBEN ressalta a importância desse instrumento em vários de seus artigos:

  • No artigo 12, inciso I, que vem sendo chamado o “artigo da escola” a Lei dá aos estabelecimentos de ensino a incumbência de elaborar e executar sua proposta pedagógica.
  •  O artigo 12, inciso VII define como incumbência da escola informar os pais e responsáveis sobre a freqüência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica.
  • No artigo 13, chamado o “artigo dos professores”, aparecem como incumbências desse segmento, entre outras, as de participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso I) e elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino (Inciso II).
  • No artigo 14, em que são definidos os princípios da gestão democrática, o primeiro deles é a participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola.



PRINCÍPIOS

  1º A superação da fragmentação das ações da escola.
  2º A busca de uma Política clara para a escola.
  3º um processo dinâmico de ação e reflexão que extrapola a simples confecção de um documento.
  4º A construção do Projeto Político Pedagógico como prática coletiva.
  5º Respeito à diversidade.
  6º Coerência
  7º Acompanhamento eficaz das ações pedagógicas por meio das Redes Sociais.
  8º Subsídio teórico-prático das ações desenvolvidas – Interação Pedagógica.

PROPOSTA DA INTERAÇÃO PEDAGÓGICA – EM REDE SOCIAL

CONSTRUÇÃO / RECONSTRUÇÃO DOS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS DAS  ESCOLAS MUNICIPAIS, COM AUXÍLIO DAS REDES SOCIAIS

INTERAÇÃO PEDAGÓGICA.


A CONSTRUÇÃO DO PPP DA ESCOLA

“ Ninguém caminha sem aprender a caminhar,
sem aprender a fazer o caminho caminhando,
refazendo e retocando o sonho
pelo qual se pôs a caminhar”.
Paulo Freire


AO ELABORAR E EXECUTAR O
 PPP A ESCOLA DEVERÁ DESTACAR:

Os fins e objetivos do trabalho pedagógico, buscando a garantia da igualdade de tratamento, do respeito às diferenças, da qualidade do atendimento e da liberdade de expressão;

 A concepção de criança, jovem e adulto, seu desenvolvimento e aprendizagem;

—As características da população a ser atendida e da comunidade na qual se insere;

—O regime de funcionamento;

 A descrição do espaço físico, das instalações e dos equipamentos;

 A relação de profissionais, especificando cargos, funções, habilitação e nível de formação.

 Os parâmetros de organização de grupos e relação professor/ aluno ;

 A organização do cotidiano de trabalho com as crianças, jovens e adultos;

 A proposta de articulação da escola com a família e a comunidade;

 O processo de avaliação, explicitando suas práticas, instrumentos e registros;

 O processo de planejamento geral.

 Trazer anexos como: a Matriz Curricular vigente e Projetos Especiais a serem desenvolvidos.

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

1º INTRODUÇÃO

  APRESENTAÇÃO:

   Nela devem constar os objetivos de sua elaboração, circunstancias em que foi elaborado, idéias centrais, dados sobre o espaço físico, instalações e equipamentos, relação de recursos humanos, especificando cargos, funções, habilitações e níveis de escolaridade de cada profissional que presta serviço na instituição.

2. VALORES E MISSÃO DA ESCOLA

O QUE QUEREMOS? ( MARCO DOUTRINAL).

É a busca de um posicionamento:
  •  Político - visão ideal de sociedade e de homem
  •  Pedagógico – definição sobre a ação educativa e sobre as características que deve ter a instituição que planeja. Ou seja :

- os princípios
- as teorias de aprendizagem
- o sistema de avaliação

4º DIAGNÓSTICO

CONTEXTO ESCOLAR:

  Ambiente social, cultural e físico: A comunidade em que a escola está inserida - características da população, localização física da escola – características do bairro, ruas, praças, espaços de lazer, equipamentos comunitários, instituições educativas, meios de acesso, sistema de transporte, situação das residências, saneamento, serviços de saúde, comércio.

  Situação socioeconômica e educacional da comunidade: Ocupações principais, níveis de renda, condições de trabalho, acesso a bens de consumo, níveis de escolaridade da população, crianças fora da escola, principais setores de atividade econômica, perfil profissional dos pais, acesso aos serviços de saúde e de assistência social, condições de habitação, etc. População atendida pela escola: nível de instrução dos pais e irmãos, qualificação profissional, hábitos alimentares e de higiene, lazer etc.

5º EIXO NORTEADOR DA ESCOLA

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA (IDENTIDADE)

  Histórico da escola: Fundação, denominação, lideranças históricas, vínculos com egressos, participação na comunidade. 

  Situação física da escola: condições da edificação, dimensões, dependências, espaços para atividades pedagógicas e de lazer, biblioteca, estado de conservação, instalações hidráulicas e sanitárias, paisagismo, conforto ambiental (iluminação, ventilação, etc); adequação de salas de aula.

  RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS: Quantitativos do corpo docente, discente, administrativo e de apoio; vínculos funcionais; distribuição de funções e tarefas; nível de formação inicial e acesso à formação continuada (qualificação). Características dos alunos. Condições de trabalho e estudo de professores na escola. Condições de trabalho dos servidores da escola. Direitos e deveres. Recursos materiais disponíveis e sua adequação: móveis, equipamentos, material didático e tecnológico.

  GESTÃO DA ESCOLA:  Forma de provimento da direção; estilo de gestão; conselho escolar; associação de pais e mestres; grêmio escolar; Interação Pedagógica, gerenciamento de recursos materiais e financeiros: política adotada para o atendimento da demanda (oferta de vagas);  funcionamento de biblioteca; funcionamento da secretaria; sistema de coleta e registro de dados.

  ORGANIZAÇÃO DA ESCOLA E DO ENSINO: Estatuto, regimento, planos e projetos existentes; distribuição e ocupação do tempo e dos espaços pedagógicos; constituição de turmas; número de turmas; períodos ou turnos de funcionamento; organização em séries ou ciclos; existência de classes de aceleração; sistema de recuperação; distribuição do tempo escolar;  condições de atendimento a portadores de necessidades especiais; condições de atendimento a jovens e adultos, relação com as novas tecnologias educacionais.

  RELAÇÕES ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE: formas de participação da comunidade educativa (pais, autoridades locais, associações de moradores, clubes de mães); parcerias com entidades, órgãos públicos e empresas; parcerias com organizações da sociedade civil; Interação nas Redes Sociais - relacionamento com outras escolas; utilização dos espaços da escola pela comunidade; trabalho voluntário; relacionamento escola-família (APM);  participação dos alunos (Grêmio); relações da escola com o órgão gestor da educação (Secretaria Municipal de Educação).
 
  CURRÍCULO: Verificar como a escola vem trabalhando: o atendimento à base nacional comum; como está posta a parte diversificada; forma de composição curricular; definição de conteúdos curriculares; interdisciplinaridade (integração de disciplinas) e transversalidade (definição de temas transversais); distribuição do tempo pelos componentes curriculares; orientação didática adotada; atividades didáticas integradas; adequação dos materiais da biblioteca ao currículo; materiais didáticos adotados: escolha e adequação; parâmetros de avaliação adotados; instrumentos de avaliação.

  6º PLANO DE ATIVIDADES

PRIORIDADES

  Considerar os problemas mais urgentes ou mais graves detectados no diagnóstico, em relação ao contexto da escola, características da escola, resultados educacionais e convivência na escola.

OBJETIVOS

  Definir objetivos gerais e específicos em relação aos problemas definidos, quanto a: contexto da escola, características da escola, resultados educacionais e convivência na escola.

           METAS
Para cada objetivo específico, definir metas. Metas são desdobramentos dos objetivos que indicam os resultados esperados em termos quantitativos e em determinados prazos.

           PREVISÃO E PROVISÃO DE RECURSOS
 Definir a necessidade de recursos para o alcance de objetivos ou metas.

  ACOMPANHAMENTO E ASSISTÊNCIA À EXECUÇÃO

  Prever o modo pelo qual a equipe de direção da escola deverá acompanhar a execução do Plano, bem como o trabalho dos professores, apoiando-os nas dificuldades que surgirem, provendo os recursos necessários etc. Poderão ser previstas reuniões periódicas para discussão do andamento do projeto.

  AVALIAÇÃO

  O projeto deve ser objeto de avaliação contínua para permitir o atendimento de situações imprevistas, correção de desvios e ajustes das atividades propostas. Podem ser previstos momentos de avaliação (semestral, anual, bianual), com participação de toda a comunidade escolar.

6º RESULTADOS EDUCACIONAIS

  DESEMPENHO ESCOLAR DOS ALUNOS: Aprovação, reprovação e evasão. Relação entre idade e série. Medidas que estão sendo tomadas para a melhoria do desempenho dos alunos.

  DESEMPENHO GLOBAL DA ESCOLA: Avaliação do desempenho global da escola: índices alcançados em relação a outras escolas do município e do estado. Dados do censo escolar. Medidas que estão sendo tomadas em relação a problemas. Relações institucionais e com a comunidade atendida, Postagem das ações realizadas no Blog escolar e entrega de relatório mensal.

7º PLANO DE TRABALHO ANUAL 
           (PLANO DE AÇÃO)

             Neste deverá conter todas as atividades previstas para cumprir objetivos e metas expostos neste documento  subdivididas mensalmente ou bimestralmente, de acordo com as especificidades de cada escola, como ferramenta fundamental na rotina escolar; principalmente por este ser um instrumento de uso cotidiano para professores, gestores,  Secretaria Municipal de Educação bem como ao acompanhamento das ações realizadas, por meio dos Blogs escolares, que serão subsidiados proposta pela Interação Pedagógica.

A proposta curricular deve estar diretamente relacionada aos pressupostos teóricos estabelecidos pela instituição, sem perder o foco nos objetivos, conteúdos e avaliação por segmento e área de conhecimento.

8º ANEXOS

- Matriz curricular
-Marcos de aprendizagem
-Projetos especiais
-Outros

9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ACOMPANHAMENTO DA EXECUÇÃO
 DA PROPOSTA PEDAGÓGICA

           A construção e execução do projeto político-pedagógico e do plano da escola precisam ser sustentadas por um acompanhamento contínuo e sistemático da equipe gestora, que inclui a participação efetiva de um coordenador pedagógico. Cabe às Secretarias de Educação providenciar a presença desse agente na escola, seja ele um elemento integrante da própria escola, seja ele um técnico da Secretaria. O importante é que haja responsáveis pela mobilização da escola, para que a comunidade como um todo possa estar periodicamente discutindo os rumos que o projeto político-pedagógico e o plano da escola vão tomando.

   Como partes desse processo de acompanhamento, são sugeridas algumas ações:

  Análise dos planos de trabalho dos professores, para verificar sua relação com os objetivos, com os conteúdos curriculares e com as opções metodológicas da proposta pedagógica;

  Construção, juntamente com os professores, de um instrumento de acompanhamento das aulas, a partir de parâmetros previamente discutidos, de forma que eles possam participar da avaliação da sua própria prática de trabalho;

  Observação da sala de aula, a partir de um instrumento de acompanhamento, para estabelecer relações entre a dinâmica da aula e os objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica e identificar aspectos que precisam ser mais bem trabalhados com os professores;

  Acompanhamento do desempenho dos alunos, identificando pontos nesse desempenho que precisam ser melhorados e que precisam ser discutidos com os professores;

  Acompanhamento do desenvolvimento de projetos propostos por professores e por alunos;  
   
  Supervisão do uso do tempo e do espaço escolar, verificando sua adequação aos objetivos e conteúdos curriculares;

  Supervisão da qualidade dos recursos didáticos disponíveis, observando sua variedade, sua adequação ao número de alunos e aos objetivos e conteúdos curriculares da proposta pedagógica;

  Reunião em dia fixo, que faça parte da programação normal da escola, com os professores, para estudo teórico e discussão de questões práticas;

  Reunião periódica com toda a escola e com os pais dos alunos para avaliação e “replanejamento” do Projeto Político-Pedagógico e do Plano de trabalho da escola.


ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO

FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL

—                     A ficha de acompanhamento foi desenvolvida para melhor acompanhar as ações desenvolvidas na escola com base no PPP, com o intuito de subsidiar o Coordenador Pedagógico no exercício das suas práticas, bem como realizar intervenções necessárias buscando atender as especificidades de cada unidade escolar, buscando melhorar o processo de ensino aprendizagem.

“Basicamente, a Gestão significa influenciar a ação. Gestão é sobre ajudar as organizações e as unidades fazerem o que tem que ser feito, o que significa ação.”         Henry Mintzberg

“Você nunca sabe que resultados virão da sua ação. Mas se você não fizer nada, não existirão resultados.” Mahatma Gandhi



  • A ficha de acompanhamento, será entregue as escolas juntamente com o Ofício Circular e deverá ser entregue mensalmente sempre na ultima semana de cada mês a partir do Mês de Agosto.


  • O envio desta ficha deverá ser realizado impreterivelmente seguindo determinação da Secretaria Municipal de Educação - SME de Juazeiro do Norte - CE, de acordo novo Calendário exposto na Coordenadoria de Planejamento e Gestão - COOPLAGE.            (Verifique o dia de sua escola).
  • O documento deverá ser enviado para os seguintes endereços eletrônicos:
 Rose Lemos -Coordenadora do Projeto Interação Pedagógica

Rosângela Lemos - Articuladora do Projeto Interação Pedagógica

Segue abaixo o modelo:


                            FICHA DE ACOMPANHAMENTO MENSAL 
                                                                                                                  
                                                                                                                   MÊS: ___________ 

PROJETO INTERAÇÃO PEDAGÓGICA

ESCOLA: ____________________________________________ ___________________________

DATA DE ENTREGA:___/___/___      (__) INFANTIL   (__) FUNDAMENTAL            
                                                                 (__) URBANA     (__) RURAL

CALENDÁRIO ESCOLAR
DATA DO EVENTO
DATA DA
POSTAGEM
OBS -(INFORMAR MOTIVO DA NÃO POSTAGEM)
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10°
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PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO

METAS DO MÊS






AÇÕES REALIZADAS COM BASE NO PPP
RESPONSÁVEL
DATA DA POSTAGEM


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EVENTOS COMEMORATIVOS – FESTAS E CULMINANCIAS DE PROJETOS





           ACOMPANHAMENTO ESCOLAR:

SIM

NÃO

POSTAGEM
 SIM     NÃO

                 OBSERVAÇÃO
REUNIÃO DE PAIS






REUNIÃO INTERNA COM FUNCIONÁRIOS






REUNIÃO INTERNA COM PROFESSORES






REUNIÃO DA APC






REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR






REUNIÃO DE GRÊMIO ESTUDANTIL






FORMAÇÃO






INTERVENÇÃO DA SUPERINTENDENTE






INTERVENÇÃO DO NAPE E PSICOPEDAGOGA






EVENTOS






PLANEJAMENTO






PROGRAMAS






AULA DE CAMPO







APRESENTAÇÃO EXTERNA DOS ALUNOS





QUAL? ______________________________________      LOCAL:
AÇÃO ITINERANTE NA ESCOLA









AS AÇÕES FORAM REALIZADAS COM ÊXITO?  
  (__) SIM, TOTALMENTE         (__) SIM, PARCIALMENTE            (__) NÃO

PROGRAMAS QUE A ESCOLA  POSSUI:
 PSE (    )     PETECA(   )      EJA(    )     PROJOVEM(    )      MAIS EDUCAÇÃO (    )   OUTROS (   )      

INFORME AS PRINCIPAIS DIFICULDADES APRESENTADAS NA REALIZAÇÃO DAS AÇÕES:
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